segunda-feira, 18 de maio de 2009

“Tavirenses estão a pagar demais!”

No final da primeira sessão dos Diálogos por Tavira, Jorge Botelho afirmou que os munícipes tavirenses estão a pagar as taxas mais altas do Algarve pela prestação de serviços à empresa Taviraverde.

O presidente da Secção Concelhia do Partido Socialista e candidato à presidência da Câmara Municipal de Tavira falava no encerramento da primeira sessão dos Diálogos por Tavira, perante mais de setenta participantes, dedicada à temática das POLÍTICAS SOCIAIS LOCAIS (acção social, educação, saúde e solidariedade).

Com dois painéis moderados pelo sociólogo José Alberto Correia e pela professora Dulce Bernardo, os participantes assistiram às intervenções de Francisco Leal (engenheiro agrário e Presidente da Câmara Municipal de Olhão), João Costa (sociólogo e Director de Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Faro), Anunciação Simões (docente do ensino básico, Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos D. Paio Peres Correia – Tavira e vereadora da Câmara Municipal de Tavira), Josélia Gonçalves (socióloga, docente do ensino superior, membro da Equipa de Coordenação Regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e da Assembleia Intermunicipal do Algarve) e Victor Manuel Palmeira (médico, Director da Unidade de Saúde Familiar Balsa – Tavira e membro da Assembleia Municipal de Tavira), que analisaram e debateram os problemas e as políticas autárquicas naquelas áreas e partilharam activamente algumas boas práticas e soluções que serão incluídas no seu programa eleitoral.

Na intervenção final, Jorge Botelho afirmou que as tarifas praticadas pela empresa municipal Tavira Verde são um dos temas mais abordados nos contactos com associações, empresas e grupos de cidadãos com quem tem reunido no âmbito da pré-campanha e que já estão a ser estudadas algumas medidas para solucionar este problema.

«Queremos verificar se o nível de receita é, ou não, suficiente e atender às condições de como as pessoas vivem. Verificar se estão a pagar, de facto, mais por aquilo que lhes é fornecido. Nós, por aquilo que conversamos com as pessoas e por aquilo que nos dizem, temos quase a certeza que estão a pagar demais» sublinhou o candidato socialista, comprometendo-se a tomar «um conjunto de medidas no sentido de responsabilidade social e das pessoas pagarem o preço justo pelo serviço que é prestado».

Jorge Botelho afirmou ainda que pretende fazer aprovar na Assembleia Municipal as propostas de discriminação positiva das famílias mais fragilizadas e os incentivos de carácter fiscal à fixação de empresas e famílias e de criação de emprego, que têm vindo a ser sucessivamente rejeitadas pela actual maioria municipal.

A próxima sessão dos Diálogos por Tavira, sobre as temáticas da sustentabilidade (ambiente, economia e emprego), está agendada para dia 30 de Maio, com a participação da eurodeputada Jamila Madeira e de Brandão Pires, coordenador do programa eleitoral do PS-Tavira, entre outros especialistas e protagonistas destes sectores.

Sem comentários: