sábado, 11 de julho de 2009

É esta a minha Terra.

(Intervenção proferida por Jorge Botelho no Jantar de Apresentação de Candidatos)

Hoje é um daqueles dias em que nos sentimos participantes num processo de mudança, que nos levará à Vitória eleitoral nas próximas eleições autárquicas de 11 de Outubro
Quero começar por realçar e agradecer, esta enorme manifestação de confiança,
A vossa presença neste jantar de apresentação de candidatos em tão elevado número.
É uma prova da nossa força para melhorar, no futuro já próximo, as condições de vida e de bem-estar na nossa terra e preparar a mudança necessária para colocar Tavira no Centro do Sotavento do Algarve, como tantas vezes tenho dito.

E qual será esta mudança?
Em quê é que somos diferentes de outros?

Todos nós, os que aqui se encontram e muitos outros que, apesar de querer participar neste jantar, não conseguiram obter lugar devido à capacidade da sala, acreditamos que a política deve ser feita para melhorar e cuidar da vida das pessoas. Que a política tem um lado nobre, que é a entrega total de quem a ela se dedica à causa e ao interesse público.

Os candidatos que aqui, hoje serão apresentados a todos vós e ao Concelho de Tavira, pautam a sua vida por critérios de rigor e honestidade, a ajudar as pessoas, a defender os seus interesses, que são exigentes consigo mesmo e que queremos sempre reivindicativos em nome dos cidadãos que representam ou virão a representar. É isso que os distingue de todos os outros e é isso que os faz mobilizar em torno destas listas concorrentes aos órgãos autárquicos de Tavira.

Apresentamos hoje os candidatos das listas do Partido Socialista, que são constituídas por militantes e independentes, aos quais eu lhes pedi simplesmente que sejam eles mesmos, que sejam autênticos, porque só a autenticidade, a humildade e a seriedade na política, aliada à competência faz com que esta candidatura seja uma candidatura séria para a Vitória de Outubro e porque foram essas qualidades que fizeram com que eu os convidasse a serem candidatos pelo Partido Socialista, sob o lema “Todos por Tavira”.

Todos nós Queremos novas práticas na governação municipal, com mais democracia participativa, em que todos possam dar contributos para o desenvolvimento deste Concelho, com as suas ideias e sugestões, criando novas oportunidades que permitam a criação de empregos, que tanta falta fazem para a melhoria das condições de vida dos Tavirenses.

Esta mudança deve começar pela própria Câmara.

Queremos Tavira como referência histórica, arquitectónica e cultural.

Mas também queremos uma Tavira desenvolvida, com vida intensa e muitos pontos de interesse, que permitam atrair pessoas para nos visitar e cá residir. Não queremos uma Tavira parada, sem perspectivas de futuro e que sirva unicamente para dormitório dos concelhos vizinhos. Não. O que queremos é criar oportunidades que permitam dar aos Tavirenses soluções e condições para cá viver.

Vivemos tempos difíceis como todos sabem e por isso a decisão de 11 de Outubro é ainda mais importante.

Temos de eleger os que têm mais condições para conseguir para Tavira as oportunidades que muitos querem e ainda não têm.
Temos de eleger os que têm mais experiência adquirida na gestão pública e em organizações de elevada complexidade.
Temos de eleger uma equipa coesa, capaz de enfrentar os desafios com que nos confrontamos hoje e que não são nada fáceis.

Temos de eleger aqueles cuja experiência adquirida permitam definir com clareza estratégias, imprimir um ritmo de trabalho elevado e obter resultados desta acção e que coloquem Tavira no mapa dos Concelhos onde seja melhor Viver, onde as pessoas tem oportunidades de melhorar a sua vida e vivem sem medo de emitir opiniões ou ter posições eventualmente antagónicas do Presidente da Câmara. É isto que nós queremos.

Queremos uma autarquia que seja rápida nas decisões municipais e que pela sua competência ajude o fomentar dos negócios, com decisões mais rápidas e mais eficientes, para que as pessoas e os empresários sintam que a autarquia está o seu lado no desenvolvimento do Concelho, aberta a novas ideias e projectos, que coloquem este concelho como referência e destino turístico ou residencial para muitos.

Queremos que Tavira seja uma terra onde as respostas sociais sejam programadas para as necessidades da sua população, com equipamentos sociais para apoio às famílias que necessitem de respostas de creche e Lar de Idosos, nas diversas freguesias e em quantidade suficiente que permita a inclusão social dos que mais precisam e apoio às familiares com as suas crianças e familiares. Para além disso, connosco na Câmara Municipal faremos a avaliação e acompanhamento das condições de vida das pessoas, para prestar apoios imediatos às famílias mais carenciadas e encontrar soluções sociais que diminuam as dificuldades das mesmas.

Comigo na Câmara a Rede Social será uma efectiva parceria, dinamizada, apoiada para enfrentar os casos concretos e planear uma actuação social coordenado em todo o concelho, em permanente articulação com as Instituições Social, que valorizamos e que daqui saúdo pelo grande trabalho que vêem desenvolvendo todos os dias do ano. Sem excepções.

Para nós as pessoas estão em primeiro lugar e onde houver um problema, algo que não está bem ou algo que deva ser melhorado, lá estaremos nós, encontrando soluções, muitas vezes partilhadas com aqueles a quem as mesmas se destinam.

Caros Amigos,

Muitos me têm dito e questionado o porquê de querer sair da Direcção a Segurança Social do Algarve e vir para a Presidência da Câmara de Tavira.

Pois o que me (nos) move com esta candidatura é fazer mais alguma coisa pelo Concelho de Tavira, atrair novos investimentos e criar postos de trabalho e ir por caminhos neste Concelhos por onde ainda não se foi.

O nosso interesse é Tavira e por Tavira daremos o melhor de nós e do nosso trabalho. Eu sou de Tavira. Foi nesta terra que andei à escola, que foi Advogado e é nesta terra que resido.

É esta a minha Terra.

Temos como objectivo aproveitar todo o potencial do nosso Concelho, que é imenso. A Geografia deu a Tavira um conjunto de potencialidades que há muitos anos muitos querem desenvolver, mas que até agora, infelizmente, pouco tem sido feito.

Iremos requalificar o Rio Gilão, as suas margens, requalificando-as, criando novos espaços de lazer e explorar as potencialidades do Rio Gilão em termos de práticas náuticas, desportivas e lúdicas.

Ao mesmo tempo temos a ambição e o programa de atrair investimento para a frente de Mar no Concelho de Tavira, requalificando as frentes de Cabanas e Santa Luzia e dando um grande salto em frente em termos de desenvolvimento náutico na zona das 4 águas, onde, juntamente com o programa Polis em fase inicial de execução, queremos a criação da estação náutica e criação de porto de recreio ou uma marina, para que não fiquemos a ver os barcos a passar pela nossa costa e atracar noutros concelhos, mas tenhamos condições para os receber no nosso território. Com esta estratégia, atrairemos investimento de qualidade e criaremos riqueza.
Iremos virar Tavira para o Mar.

Connosco, o Porto de Pesca, há tantos anos falado, prometido, será uma realidade, pois Tavira tem pescadores, tem mar, tem gente empreendedora, mas falta-lhe uma estrutura básica. Um Porto de Pesca.

Também o comércio será alvo de um conjunto de medidas. Todos temos assistido à degradação da actividade comercial em Tavira e no Concelho.
Em relação a Tavira, implementou-se nos últimos anos um conjunto de medidas que prejudicaram a actividade dos comerciantes.

Menos clientes, menos negócio, menos empregos.

Sim, falo do trânsito, falo do fecho das ruas na baixa da cidade e falo do exercício que é circular pelas ruas de Tavira.

Iremos rever estas medidas e implementar um novo plano de mobilidade para a baixa da cidade de Tavira, para que se inverta esta desertificação da zona histórica, nas duas margens do rio e se atraia pessoas para esta zona nobre.
Temos de Valorizar o que é específico de Tavira, que mais ninguém tem… o rio, uma paisagem encantadora, os telhados de Tavira, as portas de reixa, a ilha de Tavira, como ex-libris do nosso Concelho e que deve ser valorizada e ao mesmo tempo relançar as nossas tradições populares, como por exemplo, comemorar o São João.

Iremos por a funcionar o Parque Industrial e o Parque de Feiras e Exposições, com o intuito de fazer cumprir o objectivo inicial para que foram criados, com o apoio dos socialistas no município – Criar Empregos.

O interior do Concelho deve ser valorizado.

Iremos criar condições para a fixação de famílias nas freguesias, com habitação, muitas vezes habitação social, melhorando as acessibilidades aos locais e criando rotas de interesse turístico que possa significar a criação de empregos locais. Ao mesmo tempo, apoiaremos um conjunto de equipamentos sociais, que permitam o apoio àqueles que, dele necessita, principalmente com o envelhecimento que se assiste no interior do nosso concelho.

Iremos dar condições à cultura e aos nossos agentes artísticos para chegar mais longe.
Iremos construir o Auditório Municipal que permita atrair programações de qualidade e colocar Tavira na Rota das grandes realizações artísticas, para além de dar condições de trabalho àqueles que, com muito esforço, dedicação à causa e alguma engenharia estão neste momento no terreno, a dar o melhor de si, ensinado os nossos jovens a serem os artistas de amanhã, levando Tavira a uma dimensão fora das suas fronteiras. E é necessário incentivá-los a continuar o trabalho que estão a desenvolver.

No desporto, não tenham dúvidas do que iremos fazer.

Seremos defensores intransigentes e daremos condições às nossas Associações e Clubes para a prática desportiva, numa lógica de Desporto para Todos. Com eles iremos trabalhar, como parceiros, para que se sintam motivas a continuar o trabalho meritório que vêm desenvolvendo.

Mas queremos, como temos dito, nas reuniões que temos tido com as associações e clubes levar o nome de Tavira a uma dimensão Nacional e Internacional. Queremos levar o nome de Tavira mais longe. E para isso iremos trabalhar, criando as condições que nos faltam para atingir esse objectivo.

Contem connosco.

Um Concelho desenvolvido é um concelho onde os seus jovens e a comunidade escolar partilham o objectivo: atingir resultados que levem os nossos jovens a patamares de excelência, sendo certo que aqueles com mais dificuldades deve ser apoiados.

Comigo na Presidência da Câmara Municipal contarão com um apoiante incondicional, motivado e exigente na partilha de responsabilidades e um parceiro sério para as tarefas que todos têm pela frente: a Câmara, os professores, os funcionários, os alunos. Seremos um eixo e motor fundamental para o desenvolvimento e o futuro da nossa terra.

Todas as propostas constarão do nosso programa eleitoral, coordenado pelo Brandão Pires.

Somos ambiciosos, porque os Tavirenses querem o melhor para a nossa Terra.

A Mudança está em Marcha.
Este foi mais um passo,
Um passo ambicioso, dado com consciência, humildade e realismo.
Um passo dado hoje por todos nós, em conjunto nesta sala, com a firmeza que Tavira tem de ter para vencer os Desafios do Futuro.

Todos Por Tavira, porque Tavira vai Voltar a Ser de Todos.

Sem comentários: